Ensaio CBR ou Índice de Suporte Califórnia
Nesse artigo iremos abordar o ensaio CBR ou Índice de Suporte Califórnia, assim apresentamos as principais dúvidas com relação ao tema, que são:
O que é um ensaio de CBR?
O ensaio CBR (California Bearing Ratio) ou ensaio ISC (Índice de suporte Califórnia) consiste em um método para avaliar a resistência do solo a penetração de um cilindro padronizado com relação a penetração em uma brita padrão, ou seja, compara as propriedades mecânicas deste solo a uma brita padrão. Os resultados são apresentados de maneira percentual sendo por exemplo um valor de CBR ou ISC de 15% significa que a resistência a penetração do solo testado é de 15% do valor da brita padronizada.
Para que serve o ensaio de CBR?
O Ensaio CBR ou Ensaio ISC serve para determinar a resistência do solo em comparação a uma brita padrão. Esse valor de resistência é fundamental para a construção de pavimentações principalmente em estradas e rodovias.
Principais normas para realização do Ensaio CBR / Índice de Suporte Califórnia
No Brasil temos diversas normas que regem os ensaios CBR / índice de suporte califórnia, dentre os quais podemos citar:
ABNT NBR 9895:2016 – Solo – Índice de suporte Califórnia (ISC) – Método de ensaio
DNIT 172/2016 – Determinação do Índice de Suporte Califórnia utilizando amostras não trabalhadas – Método de ensaio
DNER-ME162-94 – Ensaio de compactação utilizando amostras trabalhadas
Como realizar o ensaio CBR / Índice de Suporte Califórnia?
O Ensaio é dividido em 3 fases principais sendo:
Compactação do corpo de prova:
Os corpos de prova, comumente 5, são compactados com energia de compactação normal (12 golpes/camada) ou intermediaria (26 golpes/camada) ou modificada (55 golpes/camada) sendo 5 camadas necessárias. A energia de compactação padrão (Proctor) e normatizada pela ABNT NBR 6457:2016 que descreve com detalhes o ensaio de compactação. O Gráfico de densidade x umidade (%) é apresentado abaixo:
Expansão:
Após a finalização do processo de compactação as amostras são imersas em água por um período de 4 dias. Sobre as amostras é posicionado um medidor de deslocamento que pode ser um relógio comparador (analógico ou digital) ou um reflectômetro, sendo realizado uma medida a cada 24 horas. Os valores são apresentados de como expansão percentual com relação ao valor inicial. O Gráfico de expansão x umidade (%) é apresentado abaixo:
Resistência à penetração:
Após a finalização do processo de expansão os corpos de prova são drenados por 15 minutos e posteriormente levados para a prensa de ensaio CBR sendo realizada as medidas de resistência a penetração do cilindro a uma velocidade de 1,27 mm/min durante 10 minutos. Assim obtém-se os dados de penetração (mm) por carga(N)/pressão (MPa). O gráfico tipico de ensaio CBR é apresentado abaixo:
Prensa ensaio CBR Manual e Elétrica Automática
Para a realização do ensaio CBR é necessário utilizar a prensa para ensaio CBR que são encontrados em dois modelos principais sendo a Prensa CBR Manual e a Prensa CBR Elétrica Automática.
Vídeos sobre a prensa CBR / Marshall – Elétrica Automática
Aqui apresentamos os vídeos sobre a prensa CBR / Marshall – Elétrica automática. Neste vídeo são apresentadas as características principais do equipamento.
Leia também outros textos relacionados ao tema:
Ensaio triaxial | Neste artigo serão abordados os conceitos principais para o entendimento e para a realização do Ensaio Triaxial, saiba mais. |
Ensaio Marshall | Neste artigo serão abordados os conceitos principais para o entendimento e para a realização do Ensaio Marshall, saiba mais. |
Ensaio de Adensamento | Neste artigo serão abordados os conceitos principais para o entendimento e para a realização do Ensaio de Adensamento ou Ensaio edométrico, saiba mais. |
Ensaio de Cisalhamento Direto | Neste artigo serão abordados os conceitos principais para o entendimento e para a realização do Ensaio de Cisalhamento Direto, saiba mais. |
Dúvidas sobre o ensaio? ou precisando realizar o ensaio?
Caso tenha dúvidas ou esteja precisando realizar o ensaio, entre em contato com a nossa equipe !