Ensaio Marshall
O ensaio Marshall visa determinar a estabilidade e a fluência de misturas betuminosas de asfalto que são utilizados na pavimentação de rodovias, estradas e ruas. O método é utilizado a quente e a frio. Para a realização do ensaio Marshall, o DNIT desenvolveu duas normas que orientam na execução dos ensaios, que são:
Norma DNER-ME043/95 – Misturas betuminosas a quente
Apresenta os procedimentos para a determinação da estabilidade e da fluência de misturas betuminosas de cimento asfáltico, a quente, para uso em pavimentação, com agregado de tamanho de 25,4 máximo, por meio da prensa Marshall.
Norma DNER-ME 107 – Misturas betuminosas a frio, com emulsão asfáltica
Apresenta os procedimentos para a determinação da estabilidade e da fluência de misturas betuminosas de cimento asfáltico, usinado a frio, com emulsão asfáltica catiônica, com emprego da prensa Marshall.
Definições:
Betume: mistura líquida de alta viscosidade de cor escura e inflamável, obtido através da destilação direta do petróleo bruto. É formado principalmente por Carbono: 82 a 88 %; Hidrogénio: 8 a 11%; Enxofre: 0 a 6 %; Oxigénio: 0 a 1,5 % e Nitrogénio: 0 a 1 %.
Estabilidade Marshall – Resistência máxima a compressão radial, apresentada pelo corpo de prova, quando moldado e ensaiado que é expresso em N (Kgf)
Fluência Marshall – Deformação total apresentada pelo corpo de prova, desde a aplicação da carga inicial nula até a aplicação da carga máxima, expressa em décimos de milímetro (centésimo de polegada)
Gráficos típicos de ensaio Marshall
Abaixo são apresentado os gráficos típicos obtidos no ensaio Marshall onde temos o gráfico de :
* Massa especifica aparente (g/cm3) vs Teor de asfalto (%)
* Massa especifica máxima (g/cm3) vs Teor de asfalto (%)
* Volume de vazios (%) vs Teor de asfalto (%)
* Vazios de agregado mineral (%) vs Teor de asfalto (%)
* Relação betume/vazio (%) vs Teor de asfalto (%)
* Estabilidade (N) vs Teor de asfalto (%)






Prensa para realização do ensaio Marshall – Manual e Elétrica Automática
Para a realização do ensaio é necessário utilizar a prensa para ensaio Marshall que são encontrados em dois modelos principais sendo a Prensa Marshall Manual e a Prensa Marshall Automática.
Leia também outros textos relacionados ao tema:
Neste artigo serão abordados os conceitos principais para o entendimento e para a realização do Ensaio Triaxial, saiba mais. | |
Neste artigo serão abordados os conceitos principais para o entendimento e para a realização do Ensaio CBR, saiba mais. | |
Neste artigo serão abordados os conceitos principais para o entendimento e para a realização do Ensaio de Adensamento, saiba mais. | |
Neste artigo serão abordados os conceitos principais para o entendimento e para a realização do Ensaio de Cisalhamento Direto, saiba mais. |
Dúvidas sobre o ensaio? ou precisando realizar o ensaio?
Caso tenha dúvidas ou esteja precisando realizar o ensaio, entre em contato com a nossa equipe !